O fantástico mundo de Lewis Carroll


Fonte: Dodo & Co.

Olá pessoal! 
Hoje é dia de conhecer um pouquinho mais sobre Lewis Carroll, o escritor de "Alice's Adventures in Wonderland" (Alice no País das Maravilhas) e "Through the Looking-Glass" (Alice no País dos Espelhos). Ele foi um dos diversos autores best-sellers que nasceu e viveu aqui na Inglaterra e que pude conhecer mais de perto. 

Fonte: British Library.
O nome verdadeiro de Carroll era Charles Dogson. Ele nasceu no ano de 1832 em Daresbury, localizado no condado de Cheshire, localizado no noroeste da Inglaterra. 

Fonte: The Victorian Web.
O nome "Cheshire" é uma expressão inglesa utilizada para pessoas que sorriem muito e é, não coincidentemente, o nome do gato que Alice encontra no País das Maravilhas, o "Cheshire Cat".

Fonte: Christ Church Oxford
Com 19 anos de idade, em 1851, Charles foi estudar matemática em Oxford, na faculdade Christ Church, pertencente à University of Oxford. Após se formar, continuou por lá, dando aulas. 


Um de seus colegas de trabalho, Dean Liddell, tinha uma filha de 10 anos, chamada Alice. Certo dia, em uma tarde de verão, Charles saiu com a pequena Alice em um passeio de barco e começou a contar uma história que deu origem a que todos nós conhecemos nos dias de hoje: a de uma menina, também chamada Alice, que, após cair na toca de um coelho branco, iniciou uma fantástica aventura em um mundo mágico, onde conheceu o Gato Cheshire, o Chapeleiro Maluco e a Queen of Hearts (Rainha de Copas). 
Sua jovem amiguinha, Alice Liddell, gostou tanto da história que pediu para Charles a escrever. Dois anos depois ele a presenteou com o manuscrito de "Alice's Adventures Under Ground" que, em 1865, foi publicado com o título de "Alice's Adventures in Wonderland" e recebeu continuação em 1871 com "Through the Looking Glass". 



Fonte: Lenny's Alice in Wonderland Site.
Seus livros foram ilustrados por John Tenniel. 



Curiosidades
  • O personagem 'Dodo' do livro só existe pois Charles era gago. Quando ele e Alice visitaram o "University Museum of Natual History", conheceram um pouco mais sobre as pesquisas relacionadas ao pássaro Dodo. Charles, na mesma hora, se identificou com ele pois, por conta da gagueira, pronunciava seu sobrenome como "Do-Do-Dogson". 
  • Além da série "Alice", Charles escreveu o livro "Sylvie and Bruno". 
  • A fotografia era seu hobbie favorito. 
  • Charles criou o "The Wonderland Postage-Stamp Case" e o Nictógrafo.



Assinatura de Charles (aliás, 'Lewis Carroll')

Bom, espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre Charl... ou melhor, Lewis Carroll. Pretendo, em breve, fazer um post inteiramente dedicado à Alice e suas aventuras no País das Maravilhas. 

Caso queiram conhecer um pouquinho mais sobre o autor, acessem os sites das três sociedades dedicadas a ele: Lewis Carroll Society of North America; The Lewis Carroll Society (UK); e Sociedade Lewis Carroll Brasil

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário